Matéria

“Nada muda de forma como as nuvens a não ser os rochedos”
Victor Hugo

Este ano o Festival a Porta convida a ZONA- Residências Artísticas de Lamego, dirigida pelo artista João Pedro Fonseca, a apoiar a curadoria.

A partir do tema da Matéria, o festival recebe, de 14 a 23 de Junho de 2019, uma exposição de artes visuais (pintura, escultura, desenho, instalação, performance, vídeo) ou o seu cruzamento com outras disciplinas (arquitectura, literatura, teatro, dança, música, cinema).

O tema surge derivado de uma certa identidade industrial leiriense – quer de extração quer de transformação da matéria-prima – mas também da diversidade da paisagem da região, que vai do rural ao industrial, da serra ao mar, do prado ao prédio. Simultaneamente, algumas leituras como “Walden ou a vida na Floresta, de Thoreau, “A Terra e os Devaneios da Vontade”, de Gaston Bachelard ou “O caminhar como prática estética” de Francesco Careri, levantaram imagens de um mundo mais próximo da natureza, que faz sentido explorar em 2019.

Edifício EDP, Rua de Tomar, Leiria

CALENDARIZAÇÃO OPEN CALL

– Recepção de propostas: até 22 de abril de 2019
– Divulgação dos resultados: 30 de abril de 2019
– Prazo para execução das propostas: maio/junho 2019
– Montagens: até 11 de junho 2019
– Abertura da exposição: 14 de junho 2019

O Festival disponibiliza espaço de exposição e apoio logístico na produção e montagem dos trabalhos. Poderá haver lugar a residências de criação artística, dependendo da natureza e necessidade de cada projecto. Ajudas de custo serão analisadas caso a caso.

Mais informações: casaplastica@festivalaporta.pt