Carlos Roxo, Neuza Matias e Alexandra “Cuecas” Saldanha juntam-se numa residência artística onde vão explorar parte de um mundo apertadinho — daqueles em que não há espaço para estar, parar ou, com sorte, respirar. Ficar calmo ou descansado? Só se for um luxo.
A graça está no contraste: esses espaços absurdamente apertados coexistem com outros quase paradisíacos. É nesse equilíbrio meio torto, entre o sufoco e o paraíso, que os artistas começam o seu caminho.
Maria Pinheiro, aka Carlos Roxo, é um artista multidisciplinar que navega entre diversas áreas, desde design gráfico, ilustração, cerâmica, construção com madeiras, animação tradicional e videomapping. Desde 2020 que é responsável pela criação e programação do Galinheiro Criativo.
Formada em Belas Artes, Pintura pelo Camberwell College of Arts em Londres, Neuza Matias frequenta o mestrado de Artes Plásticas na ESAD, Caldas da Rainha. O seu trabalho já foi exposto no BAG (Leiria), Zaratan (Lisboa), Plato (Évora), Southwark Park Galleries (Londres).
Alexandra “Cuecas” Saldanha é uma artista de Guimarães que cria banda desenhada para vários fins, tendo já publicado várias vezes no jornal “A batalha”, na revista de banda desenhada e ilustração “KUTI”. Publicou também alguns livros para a banda da qual faz parte, Unsafe Space Garden, e para um projeto maior no qual se propôs criar uma linhagem de livros em torno da personagem Magnólia, uma reiteração de si mesma.